quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ovinhos, ovinhos!!!

Meninas, eis o meu prometido segundo post! Quero dividir com vocês um pouquinho de arte, que, além do primeiro post de hoje, já tava faltando no blog ultimamente!!!

Já mencionei em outros posts que ADORO a Páscoa!! Simplesmente adoro!! Esse ano mais ainda, pois meu aniversário cai no meio do feriado - Sexta Feira Santa, dia 22!!

Esses tempos, passeando pela blogosfera, vi umas velinhas feitas nas casquinhas de ovos e achei fofíssimas!! Na verdade, minha relação com as velas é de longa data. Quando eu tinha uns 13 anos, comecei fazer velas pra vender, e até hoje tenho em casa vários utensílios pra vela, além de claro, o "dificílimo" knowhow pra fazê-las! hahahaha

Tá, voltando ao assunto... Por um mês fiquei abrindo os ovos, de todas as receitas, com a maior paciência, pelo fundo, fazendo um buraquinho, com cuidado, e acabei juntando umas 20 casquinhas... Dessas 20, sobraram 16 inteiras, as quais se tornaram velinhas ontem a noite!!!

Olha só... vou mostrar o passo-a-passo, apesar de qualquer um deduzir como se faz, né? Mas já que fotografei, aí vai...

Você vai precisar de:

- casquinhas vazinhas, abertas pelo fundo
- tinta spray da cor que desejar - a venda em loja de artes ou de tintas!
- parafina (sugiro comprar aquela que já vem com cera micro, se não tem que comprar a cera micro separadamente)
- essência de sua preferência - a minha foi de baunilha!
- barbante ou pavio comprado em lojas especializadas
- caixa de ovo
- tesoura
- palitos
- jornal (pra diminuir a sujeira)
- panela (use uma velha que depois ela não poderá mais ser usada pra cozinhar)
- colher de pau velha
- caneca velha
- funil velho
- suporte para pintar as casquinhas - fiz em casa com uma tábua e vários pregões - vejam nas fotos!!!

1) Abra algumas folhas de jornal (na minha foto não tem jornal porque coloquei as casquinhas ali denovo pra foto, mas na hora de pintar coloquei jornal sim, viu???), coloque o suporte em cima com as casquinhas. Chacoalhe bem a tinta spray e comece a pintá-las. Tem que olhar bem se tão bem cobertas, porque as vezes o spray fica falhado, o que vai alterar o resultado final.


2) Verifique se não ficaram pontos sem tinta e retoque o que for necessário. Deixe secar até estarem BEM secas!! Eu deixei secar 24 hrs.



3) Quebre um pouco mais a abertura das casquinhas, pra ficar tipo um potinho.



4) Coloque as casquinhas já secas em uma caixa de ovo, com as aberturas pra cima.



5) Derreta a parafina. Quando estiver totalmente líquida, desligue o fogo. Não é necessário ferver. Após desligar o fogo pingue a essência (umas 15 a 20 gotas, ou até o aroma sobresair).




6) Pegue um pedaço (uns 40cm) de pavio e passe na parafina derretida para ficar durinho. CUIDADO ao tirar o fio da panela pois pode respingar!!!!! Espere a parafina ao redor do fio esfriar e corte pedacinhos de pavio de aproximadamente 5,5cm.



7) Com a caneca, pegue um pouco de parafina e coloque na casquinha, com a ajuda de um funil, até uns 2mm da borda. Pode encher bem pois, quando a parafina esfria, ela encolhe!!!





8) Dobre a pontinha do pavio para apoiá-lo em um palito e coloque, com cuidado, no centro da casquinha com parafina.




9) Faça as demais velas, aos poucos. OBS: Nessa parte sugiro fazer de 2 em duas para não correr o risco de endurecer a vela sem o pavio dentro!

10) Espere esfriar bem. Umas 2 horas!! Depois tire o palito, estique o pavio e fale: Ohhhhh, que fofo que ficou!!




Pronto gente, suas velinhas estão prontas! Lindas pra decorar a mesa de páscoa! Adoro esse tipo de arte rústica e que utiliza coisas simples. As minhas vou usar para decorar minha mesa de aniversário, pois vou fazer um café pra família todo de coelhinhos!! :)






Ei, e pra resolver o seu problema, tive uma idéia: Corre lá, faz uma omelete pro jantar, e faça suas casquinhas!! Ainda dá tempo de decorar sua mesa de páscoa tb!!!

Beijos a todas e uma Páscoa BEM FELIZ!!!!


3 comentários:

  1. Méuris, só tu mesmo, amiga!!!
    Adorei essa parte: "Depois tire o palito, estique o pavio e fale: Ohhhhh, que fofo que ficou!!"
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    E me emocionei com essa outra parte: "Por um mês fiquei abrindo os ovos, de todas as receitas, com a maior paciência, pelo fundo, fazendo um buraquinho, com cuidado, e acabei juntando umas 20 casquinhas... Dessas 20, sobraram 16 inteiras, as quais se tornaram velinhas ontem a noite!!!" Como você pensa nas coisas antecipadamente! ahuahuahua

    Quero muito ser que nem vc SE um dia eu crescer! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Méuris!!!! Quero ir pro teu niver de Páscoa! Me chamaaaa! ;)

    SAUDADONAS!!!

    Beijocas com gostinho de ovo de Páscoa!!!
    Liéuris

    ResponderExcluir
  2. Que lindas velas Marina!
    Parabéns pelo trabalho e pela paciência. E outro parabéns (ainda maior!) pelo seu aniversário amanhã. Muitas bênçãos para você.
    Beijinho,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  3. Ameiiiii a ideia, parabens!!!!
    E Parabensss pelo niver tb!!!
    Beijos

    ResponderExcluir